“A OPÓTICA foi e será uma grande iniciática para o setor da ótica. A primeira cimeira foi o lançamento da base para as cimeiras futuras, onde espero que venha a contribuir para a defesa, discussão e desenvolvimento do setor ótico em Portugal. O setor ótico necessita de debate, troca de opiniões, troca de experiências, conhecer novas realidades, novas formas de pensar o negócio, perceber os problemas de hoje e como preparar o futuro. Para tal, carece do contributo de toda a fileira, desde parceiros e fornecedores, colaboradores, formadores e consultores, empresários e investidores.
Nesta primeira edição congratulo-me pelos oradores participantes que trouxeram as suas experiências, a sua visão, as suas perspetivas e um pouco da evolução do seu negócio e atividade, numa clara afirmação do que é possível fazer para crescer e dar sustentabilidade a um negócio, de cariz inicial muito familiar, para um novo cariz mais empresarial e profissional. Muitos temas importantes de debate, estando na ordem do dia, que careciam de mais tempo de abordagem e algum espaço de contraditório e de debate com o público presente (que acorreu de forma relevante). Seguramente de futuro teremos cada vez mais este espaço.
Saber ouvir outras pessoas, outras formas e visões, eventualmente para a mesma questão e/ou problemas, é sempre enriquecedor para nos prepararmos para o futuro e termos uma perspetiva diferenciadora do meio que nos rodeia.
Da minha parte só tenho a agradecer o convite que me foi endereçado, na certeza que saí da OPÓTICA com novas perspetivas, uma melhor compreensão do passado, presente e com algumas ideias para o futuro, reforçando laços, proporcionados pelo contacto e pelos debates com todos os que nela participaram.
Saí da OPÓTICA com a certeza de que valeu a pena a participação e a realização da mesma. A toda a equipa da OPÓTICA e da ÓPTICAPRO o meu bem-haja!”